E quando o bebê não vem?
- Fernanda Souza
- 25 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Normalmente, a gravidez é encarada como uma algo a ser evitado durante a adolescência e o início da fase adulta. Parte-se do pressuposto que o menor deslize pode gerar uma gravidez em um momento indesejado, assim é preciso sempre estar alerta.

Contudo, nem sempre o processo de engravidar e receber um novo membro na família é tão simples quanto a sociedade nos faz acreditar. Na verdade, estima-se que um casal sem nenhuma complicação de saúde, mantendo relações sexuais regulares e sem uso de anticoncepcional tem em torno de 20% de chance de engravidar.
Ou seja, engravidar é um processo complexo, que apesar de muitas vezes ser mostrado como natural e fluido, não é necessariamente assim.
Mesmo para casais que não apresentam nenhum fator biológico como complicador da gravidez, esse período pode trazer ansiedade, medos, frustrações e conflitos. Essa situação torna-se ainda mais complexa quando há algum fator que potencializa a infertilidade.
É recomendado aos casais procurar auxílio médico após 12 meses de tentativas infrutíferas*. As causas para a dificuldade de um casal engravidar são diversas, podendo estar relacionada ao homem ou a mulher em igual proporção.
Atualmente, com o desenvolvimento da medicina contamos com diferentes tratamentos para viabilizar o sonho de ampliar a família. Porém, nem sempre esse processo é simples, por vezes envolve tratamentos hormonais, procedimentos invasivos, doação de gametas, entre outras opções. Todas sempre acompanhadas de ansiedades e medos.
O acompanhamento psicológico durante o processo de engravidar e durante a gestação tem um papel fundamental, não só no auxílio dos momentos de estresse e ansiedade, mas também no preparo para receber esse novo membro e construir essa nova fase da vida como indivíduo e família.
*É importante que durante esses 12 meses não se utilize nenhum método contraceptivo. Para casais com mulheres acima de 35 anos a avaliação é recomendada com 6 messes de tentativas infrutíferas.